14/05/2017
Secretaria da Saúde realizou dia “D” da vacinação contra a gripe.

Durante todo o sábado (13/05), a Prefeitura de Aripuanã através da Secretaria de Saúde, realizou o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra o vírus da Influenza. Vários pontos de mobilização funcionaram no dia da mobilização, tais como todas as unidades de saúde e sede da secretaria de saúde, das 8h00 às 17h00. Entre os profissionais envolvidos estavam os agentes de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Seguindo orientações do Ministério da Sáude, os grupos prioritários foram crianças de 6 meses a menos de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas e pessoas portadoras de necessidades especiais.

“O objetivo é vacinar a todo o público alvo, quem não conseguiu se vacinar no último sábado (13/05), no Dia D, pode tomar a sua dose em qualquer das nossas unidades de saúde que estão abertas de segunda a sexta-feira. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz de prevenção à gripe, ela nos protege de três principais vírus da gripe que causa a morte, H1N1, H3N2 e a influenza do tipo B.”, declarou o Secretário de Saúde, Bartolomeu Sousa.

Prevenção:

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto.

Para saber mais sobre a vacinação contra a influenza, procure uma Unidade de Saúde ou ligue para o telefone (66) 3565-1400 ou 3565-2036.