10/10/2017
Prefeito lamenta morte de matriarca da etnia arara.

Da Redação DECOM – Prefeitura de Aripuanã/MT.

O prefeito Jonas Canarinho recebeu com pesar a notícia da morte da matriarca da etnia arara, Maria Pereira Pinto Arara. Popularmente conhecida como “Dona Mariana”, ela faleceu na tarde desta terça-feira (10.10), no hospital municipal, aos 106 anos de idade, quando teve uma parada cardíaca. O velório está ocorrendo na capela da saudade, e o sepultamento será no cemitério local, às 16h00 desta quarta-feira (11).

O chefe do executivo municipal ressaltou a contribuição e o legado deixado da matriarca em Aripuanã. “Dona Mariana foi uma personagem importantíssima no cenário histórico e cultural do município. Uma mulher forte e pioneira, que enfrentou as dificuldades quando da sua chegada a esta região, dedicou sua vida a luta do povo da etnia arara. É uma grande perda e rendemos a ela nossas merecidas homenagens hoje”, disse o prefeito jonas.

Maria Pereira Pinto Arara nasceu em 1911, no bairro mangueiral, à margem do rio Aripuanã, sendo sua família de origem boliviana, pertencentes à etnia chikitano. Casou-se com enestino arara, com que teve 18 filhos, além dos 26 netos, 36 bisnetos e 02 tataranetos. Durante toda a sua vida dedicou-se a luta do povo arara, contra a dominação do não índio, defendeu o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e em igualdade.

Em nota, a Prefeitura de Aripuanã, neste momento de dor, se solidariza com seus familiares ratificando o voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado ao município.