13/11/2017
Prefeitura de Aripuanã realiza na próxima quinta-feira o I Fórum Regional de Turismo.

Da Redação DECOM – Prefeitura de Aripuanã/MT.

A Prefeitura Municipal de Aripuanã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATIC), realizará o I Fórum Regional de Turismo com o seguinte tema: “Turismo sustentável com a cor e o sabor da natureza”.

O evento será realizado no dia 16 de novembro, com o início às 19h, no Centro de Educação Continuada Dardanellos em Aripuanã. Dentre os assuntos que serão abordados nas palestras estão: Políticas públicas, Fundos de Turismo, Observação de Aves e Tributação Sustentável.

De acordo com os organizadores, para o I Fórum Regional de Turismo que é gratuito e aberto ao público, estão convidadas as empresas atuantes na área, profissionais da área e a comunidade. Além de prefeitos, secretários de turismo da região noroeste e representantes do Estado.

O Fórum foi pensado para promover uma ampla discussão sobre temas relacionados à sustentabilidade da atividade turística. Servirá como base à gestão municipal, apresentando demandas do mercado, das entidades de conservação ambiental e atores sociais, proporcionando assim, um alinhamento entre a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o poder público. A advogada e professora da UNEMAT, Dr.ª Ana Paula Feliciano de Melo irá ministrar a palestra “Tributação Sustentável” para o turismo da região, além do debate com os acadêmicos de Direito e Turismo de Aripuanã.

De acordo com o secretário da SEMATIC, Cleverson Veronese, o objetivo deste evento é debater temas urgentes ligados aos principais biomas da nossa região. “O próprio título do evento já revela o nosso principal objetivo. A ideia é contribuir para que o turismo se dê de forma sustentável baseado no tripé social, econômico e ambiental”, explica.

Durante o evento acontecerão também apresentações culturais das etnias arara e cinta-larga, apresentações musicais, haverá ainda praça de alimentação, stand’s do Moto Clube de Aripuanã, associação MTB Aripuanã e Associação Paintball de Aripuanã.

Mais informações pelo fone: (66) 3565-2950.

Dia 16 de Novembro:

17h - Visitação aos pontos turísticos “Salto das Andorinhas e Dardanellos”;
19h – Cadastramento;
19h30 - Abertura do 1º Fórum de Turismo de Aripuanã;
20h - Apresentação Musical – Moda de Viola;
20h10 - Apresentação Teatral – Grupo da Melhor Idade “Alegria de Viver”;
20h20 - “Turismo de observação de aves” Palestrante: Cleverson Luiz Veronese;
20h40 - Apresentação Musical - Paola Lima;
20h50 - Apresentação Cultural – Etnia Arara;
21h - “Princípios do Meio Ambiente” Palestrante: Cristiane Schotten – Eng.Florestal;
21h30 - Apresentação Musical – Carol Kaibers;
21h40 - Apresentação Cultural – Etnia Cinta-larga;
22h - Apresentação Regional – Turismo Regional;
22h20 – “Tributação Sustentável” Palestrante: Drª. Ana Paula F. de Melo;
23h – Encerramento.

Atrativos culturais:
Artesanato – Etnias Arara e Cinta-larga;
Artesanato- Elpídio Marafon e Sr. César;
Exposições – Amostras fotográficas de Aves de Aripuanã - Manoel Pinheiro;
Atrações culturais – Danças Indígenas e Folclore;
Gastronomia – Praça de Alimentação;
Stand – Clube da Moto;
Stand – Associação de Ciclista de Aripuanã.