SECRETARIAS

Ação Social

BIOGRAFIA

NEIDE MARTINS (Neide Canarinho), nascida aos 03 dias do mês de Dezembro, na cidade de São Paulo - SP, reside em Aripuanã/MT há 20 anos, com formação em Sociologia e cursando Pedagogia. É a Primeira Dama do município e responde pela Secretaria Municipal de Ação Social.
 

Estrutura Administrativa da Secretaria Municipal de Ação Social - SEMUAS:

  • Supervisão de Ação Social – SUAS
  • Supervisão de Projetos Especiais – SUPES
  • Divisão de Programas Especiais – DIPES
  • Departamento de Administração da Ação Social – DEADAS
  • Coordenadoria de Trabalho e Emprego – COORTE
  • Departamento de Habitação – DEHAB
  • Divisão de Apoio ao Idoso – DIAID


São competências da Secretaria Municipal de Ação Social - SEMUAS:

a) elaborar, propor e supervisionar Programas Assistenciais e Sociais da administração municipal;
b) supervisionar Programas e Entidades Comunitárias apoiadas pela Prefeitura Municipal;
c) promover o levantamento da força de trabalho do município, incrementando e orientando o seu aproveitamento nos serviços e obras municipais, bem como em outras instituições públicas e particulares;
d) promover a realização de cursos de preparação ou especialização de mão-de-obra necessária às atividades econômicas do Município;
e) estimular a adoção de medidas que possam ampliar o mercado de trabalho local;
f) receber necessitados que procuram a Prefeitura em busca de ajuda individual, avaliando os casos e oferecendo a orientação ou solução cabível;
g) conceder auxílios em casos de pobreza extrema ou outros de emergência, quando assim for decididamente comprovado;
h) levantar problemas ligados às condições habitacionais, a fim de desenvolver programas de habitação popular;
i) dar assistência ao menor abandonado, solicitando a colaboração dos órgãos e entidades estaduais e federais que cuidam especificamente do problema;
j) pronunciar-se sobre as solicitações de entidades assistenciais do Município, relativas a subvenções ou auxílio, controlando sua aplicação quando concedidos;
k) estimular e orientar a formação de diferentes modalidades de organização comunitária para atuar no campo da promoção social e demais atribuições correlatas,
l) atender os munícipes na regularização de documentação trabalhista e identificação, conforme convênios estaduais; emitir carteira de trabalho;
m) manter a frota de veículos e os equipamentos de uso geral da secretaria, bem como sua guarda e conservação,
n) fiscalizar os contratos decorrentes de processos licitatórios, em consonância com as normas legais em vigor.
o) Executar outras tarefas correlatas.